QUADROS DAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE FORMAÇÕES SOBRE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E GESTÃO URBANÍSTICA
Teve início esta segunda-feira, 1 de Setembro, um ciclo de formação dirigido aos quadros das administrações municipais, promovido pelo Ministério da Administração do Território, através do Projecto de Fortalecimento da Governança para a Melhoria da Prestação de Serviços em Angola, Njila, em parceria com a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).
O acto de abertura decorreu na ENAPP, em Luanda, sob a presidência do Director-Geral do Projecto Njila, Santinho Figueira, que destacou a relevância dessas acções formativas para o fortalecimento da governação local.
Trata-se do curso de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, que decorre de 1 a 5 de Setembro, seguido do Curso de Gestão Urbanística, de 6 a 11 de mês em curso.
As formações estão a ser ministradas em quatro regiões, nomeadamente, norte, com sede em Luanda, integram as províncias de Luanda, Uíge e Icolo e Bengo; região sul, em Benguela, (Benguela e Cuanza-Sul); região oeste, no Lubango (Huíla e Cunene); e região centro, no Huambo (Huambo e Bié).
As formações decorrem nos centros regionais de formação da ENAPP, ao abrigo de um memorando de entendimento entre a ENAPP e o Projecto Njila, que estabelece a realização de programas de capacitação destinados a dotar os quadros municipais de competências técnicas reforçadas.
Essas acções enquadram-se na Componente 2B do Projecto Njila, que visa o reforço das capacidades municipais em planeamento urbano, ordenamento do território e gestão fundiária, fundamentais para a elaboração de planos directores municipais e para a melhoria da organização do espaço urbano e rural.
O Projecto Njila, em execução desde Setembro de 2023, é coordenado pelo Ministério da Administração do Território (MAT), em articulação com os Ministérios das Finanças, da Justiça e dos Direitos Humanos, das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação l e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, através da ENAPP.