Decorreu na manhã desta terça-feira, 27 de Janeiro, o acto de consignação para a construção do Ramal Ferroviário que ligará as cidades do Luena (Moxico) e Saúrimo (Lunda Sul), numa extensão total de 260 quilómetros. O acto de lançamento foi presidido pelo Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu.
O Ramal Luena - Saurimo terá 11 pontes, oito estações ferroviárias e dois cruzamentos estratégicos. A sua execução vai gerar cerca de 2.000 postos de trabalho directos.
Este projecto insere-se de forma estruturada no Plano de Desenvolvimento Nacional e no Plano Director do Sector dos Transportes.
O Ramal Luena–Saurimo é a primeira fase de um plano mais amplo de interligação das principais linhas férreas do país, que vai garantir materializar a integração territorial e regional.
O objectivo é criar uma rede integrada que conecte as cidades de Malange, Kuito e Menongue (troço de 735 km), bem como futuras ligações internacionais: à Zâmbia, com 275 km em território nacional, e à Namíbia, com mais 265 km.