O coordenador do Projecto de Fortalecimento da Governança para Melhoria dos Serviços em Angola (Njila), Santinho Figueira, foi recebido em audiência, esta terça-feira 30 de Julho, no Palácio do Governo da Província do Bié, pela Governadora Celeste David Elavoco Adolfo, onde procedeu à apresentação do coordenador da Unidade Regional de Implementação do Projecto 3 (URIP3), que corresponde as províncias situadas no centro do País (Huambo e Bié).
Na ocasião, o coordenador do Projecto Njila, Santinho Figueira, apelou ao apoio da Governadora na indicação de um ponto focal, para trabalhar em parceria com a coordenação local do Projecto Njila, na identificação dos problemas que afectam a população.
Informou que será desenvolvida uma sessão de treinamento dirigido aos Administradores Municipais dos nove municípios, permitindo que esses indiquem as áreas de formação que gostariam de realizar, sendo que os custos serão suportados pelo Projecto Njila.
A Governadora, Celeste David Elavoco Adolfo, assegurou que dará o devido apoio para que o Projecto atinja os resultados preconizados, destacando que a Província que dirige deverá ser um modelo de execução do Njila com elevada qualidade.
O Projecto Njila é uma iniciativa do Executivo Angolano, financiada pelo Banco Mundial, em parceria com os Ministérios da Administração do Território (MAT), das Finanças (Minfin), da Justiça e dos Direitos Humanos (MINJUSDH), das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MINOPUH) e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
Este projecto visa fortalecer a autonomia financeira dos municípios seleccionados, reforçar a capacidade financeira e de gestão de terras, e melhorar o planeamento urbano e o ordenamento do território, com o objetivo geral de promover o bem-estar socioeconómico das populações.