• PROJECTO ‘NJILA’ CHEGA À PROVÍNCIA DO UÍGE


    A Província do Uíge acolheu esta quarta-feira, 10 de Abril, o lançamento do Projecto de Fortalecimento da Governança para a Melhoria da Prestação dos Serviços em Angola, vulgo “Njila”, que tem por objectivo fortalecer a capacidade financeira dos municípios e melhorar a prestação dos seus serviços num total de 58 municípios de sete províncias.

    Na ocasião, a Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, da Província do Uíge, Arlete Domingos Cahombo, disse que “Njila” representa o caminho para melhor servir o cidadão, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável nos órgãos da administração local do Estado.

    Em representação do Governador Provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, a governante disse que “o processo de registo civil e emissão de Bilhete de Identidade a nível dos municípios estará mais facilitada com a implementação do Projecto Njila”.

    Arlete Cahombo avançou também que o Projecto chega em boa hora, na medida em que a intenção permanente do Governo é continuar a capacitar e potenciar os órgãos da administração local do Estado, no âmbito do reforço do processo de desconcentração administrativa e financeira.

    Por sua vez, o Coordenador do Projecto Njila, Santinho Figueira, fez uma apresentação síntese, onde destacou os obejctivos do Projecto, as suas componentes, o papel dos sectores e intervenientes, bem como o financiamento do Banco Mundial.

    O responsável disse tratar-se de uma iniciativa do Governo angolano, que conta com um financiamento de 250 milhões de dólares do Banco Mundial, coordenado pelo Ministério da Administração do Território.

    Dada a sua transversalidade, integram o Projecto o Ministérios das Finanças, da Justiça e dos Direitos Humanos, Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e o Ministério da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social, este último através da ENAPP.

    No fim da sua apresentação, o Coordenador do Projecto NJILA, pediu o empenho e a dedicação de todos os intervenientes, para que o Projecto seja de facto um sucesso e que tenha um verdadeiro impacto na vida das populações

    Depois da apresentação na província do Uíge, o Projecto segue para as províncias do Huambo, a 16 de Abril, Benguela, a 19 e Huila a 25 de Abril deste ano, segundo a agenda da Coordenação do Projecto.