A Província do Cunene concluiu 79 projectos da carteira PIIM, de um total de 118, o que perfaz uma execução física e financeira global na ordem de 89% e 79% respectivamente.
Estes dados constam de um informe sucinto do Governo Provincial, apresentado ao Ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, durante o balanço da visita de trabalho de três dias à Província mais a Sul do País.
No domínio da Educação, destaca-se a construção de 138 novas salas de aulas do Ensino Primário e Secundário, que resultou na inserção de 6.210 alunos no sistema de ensino.
No sector da Saúde, registou-se um aumento de quatro novas unidades sanitárias, que beneficiam 92.285 munícipes.
O actual nível de execução dos projectos do PIIM, no universo dos seis municípios da Província, permitiu a criação de 3.659 novos postos de emprego, resultante da contratação de 195 empresas que executam os 118 projectos, que incluem a construção de residências para professores e enfermeiros, a construção de pequenos sistemas de abastecimento de água para às populações, bem como a terraplanagem de vias.
No termo da visita de trabalho, que permitiu radiografar quatro dos seis municípios, nomeadamente Cuanhama, Namacunde, Ombadja e Cahama (incluindo a Comuna de Otchindjau), o Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, recomendou aos Administradores Municipais a serem zelosos na execução das obras de infra-estruturas sociais, de modo a conferir maior qualidade de vida aos cidadãos.
O Ministro exortou ainda os Órgãos Locais da Administração do Estado a assumirem o seu papel enquanto gestores do território e a primarem por uma relação saudável com as Autoridades Tradicionais sem condicionar as competências legalmente reservadas a cada um.
Dionísio da Fonseca recomendou a mobilização de toda a população para a implementação de um programa de arborização dos Municípios com vista a atenuar os altos níveis de temperatura que se registam na Província, garantir um ambiente mais agradável, prevenir a desertificação e atenuar os riscos provocados pelo corte indiscriminado das árvores na Província.
Durante a sua estadia no Cunene, o Ministro Dionísio Manuel da Fonseca recebeu, em audiências separadas, representantes da sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas, com quem abordou questões sobre a vida sócio-económica da Província e apelou ao seu engajamento na implementação dos projectos públicos em curso na Província e na promoção de acções que visem a melhoria contínua da qualidade de vida das populações.