O Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, desmentiu esta sexta-feira,15, na Assembleia Nacional, as declarações de alguns deputados do grupo parlamentar da UNITA que afirmaram haver exclusão do Parlamento, das celebrações dos 50 anos da independência nacional, que têm início este mês e vão até ao dia 31 de Dezembro do próximo ano.
As declarações do Ministro foram feitas na Assembleia Nacional, durante as discussões da lei que aprova o OGE de 2025.
“Devo recordar que o Programa Geral das Celebrações dos 50 Anos da Dipanda foi apreciado por duas vezes, em sede do Conselho da República. Os presidentes dos partidos políticos com assento parlamentar são membros do Conselho da República e na sua sessão extraordinária, realizada no dia 24 de Outubro, o Senhor Presidente convidou todos os deputados, por intermédio dos seus representantes no Conselho da República, a fazerem parte das celebrações do 11 de Novembro de 2025”, esclarece o Ministro.
“Está nesta sala a Dra. Florbela Malaquias, que esteve nessa reunião, que pode confirmar, assim como o Dr. Nimy a Nsimbi, Presidente da FNLA, que também esteve nessa reunião e pode confirmar o que acabo de afirmar”, acrescenta o governante.
O Ministro da Administração do Território lembrou ainda que o Presidente da República, João Lourenço, convidou todos os angolanos a participarem das celebrações, tornando o ano de 2025 num momento de profunda reflexão, de homenagem aos heróis, de exaltação da história comum e do amor à pátria.