• MINISTRO DIONÍSIO DA FONSECA EXORTA GOVERNOS PROVINCIAIS E ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS A PRESTAREM MAIS ATENÇÃO ÀS MULHERES


    O Ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, exortou, durante o Workshop Mulher Líder na Governação Local, aos Governos Provinciais e Administrações Municipais a prestarem maior atenção à execução dos vários programas sociais em curso, com impacto na vida da jovem mulher.

    “É imperioso que no âmbito das nossas acções ao nível local dediquemos uma atenção especial aos jovens e, sobretudo, à jovem mulher. Investir na educação da jovem mulher é um factor determinante para reduzir a pobreza e garantir a prosperidade das famílias. É, por essa via, que conseguiremos prevenir a sexualidade irresponsável e a gravidez indesejada”, disse o governante, quando fazia o discurso de abertura.

    O Ministro disse por outro lado que, com o I Workshop Nacional “Mulher Líder na Governação Local” o MAT pretende reforçar o compromisso do Executivo angolano na criação de políticas tendentes à promoção da igualdade de género, de maior inserção da mulher nos cargos de destaque, concretizando assim o princípio da igualdade entre homens e mulheres, plasmado nos artigos 21.º e 23.º da Constituição da República.

    Ainda durante o seu discurso, endereçou agradecimento especial à Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, pela honra da sua presença e por ter proferido a Palestra Inaugural sob o tema – “O PAPEL DAS MULHERES NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS”.

    No fim, apelou as mulheres a inspirarem-se nas histórias de victória das heroínas angolanas, nomeadamente Nzinga Mbandi, Nimi A Lukeni e Lueji A´Nkonde.

    “É nossa pretensão que essas histórias bastante positivas possam continuar a inspirar as lideranças femininas ao nível das províncias e dos municípios para que, de mãos dadas, possamos suprir as privações por que ainda passam alguns dos nossos concidadãos, transformar a realidade local e desenvolver o país”, incentivou Dionísio da Fonseca.