O Ministério da Administração do Território, em parceria com a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, promove desde o dia 27 de Novembro, em todo o país, o Curso de Introdução ao Serviço Público para os Órgãos Locais, dirigido aos Administradores Municipais e potenciais gestores locais, ao abrigo da nova Divisão Político-Administrativa.
A acção formativa, que prevê capacitar acima de 480 formandos, está a ser realizada em quatro regiões (Norte, Sul, Centro e Leste).
A cerimónia de abertura teve lugar na manhã desta quarta, na ENAPP, com a participação remota das restantes regiões.
Na ocasião, o Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, disse que a formação visa capacitar os quadros da administração local do Estado, de modo a responderem, com maior eficiência e eficácia, às necessidades das populações.
“Pretendemos capacitar os recursos humanos, proporcionando-lhes o conhecimento e o domínio das ferramentas que os permitirá compreender os desafios de conceber e implementar políticas públicas municipais”, disse o governante.
O Ministro afirmou que a acção governativa desenvolvida localmente visa, num plano micro, promover o desenvolvimento comunitário e garantir o bem-estar das comunidades locais, acrescentando que no plano macro, ela objectiva contribuir para o desenvolvimento harmonioso e sustentado de todo o território nacional.
O Curso De Introdução ao Serviço Público para os Órgãos da Administração Local do Estado que decorre de 27 de Novembro a 6 de Dezembro, vai ministrar vários temas, num conjunto de seis módulos, nomeadamente, Planeamento do Desenvolvimento Local, Planeamento e Finanças Locais, Capital Humano e Boa Governação, Procedimento Administrativo e Contratação Pública, Segurança e Sustentabilidade dos Municípios, e Comunicação e Cidadania.