• MAT INAUGURA PRIMEIRA GALERIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS


    O País conta desde sexta-feira, 01 de Março de 2024, com a primeira Galeria dos Símbolos Nacionais (GSN), localizada no Complexo Administrativo Clássicos de Talatona, em Luanda, com objectivo de difundir as regras sobre o uso correcto e a deferência dos Símbolos Nacionais.

    Inaugurada pelo Ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, a GSN é composta por 17 painéis, contendo, na parte principal os três Símbolos Nacionais (Hino Nacional, Bandeira Nacional e a Insígnia Nacional) e as respectivas descrições, normas protocolares e os erros comuns.

    Na parte suplementar, encontram-se os painéis com informações sobre as quatro principais efemérides do País, designadamente o 4 de Fevereiro – Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional; o 4 de Abril – Dia da Paz e da Reconciliação Nacional; o 17 de Setembro – Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação e o 11 de Novembro – Dia da Independência Nacional e as respectivas descrições sobre as leis que as institucionalizam como Feriados Nacionais.

    Na ocasião, o Ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, disse, em declarações à comunicação social, que a Galeria dos Símbolos Nacionais, ora inaugurada, serve para divulgar os verdadeiros Símbolos Nacionais, conforme a Constituição da República de Angola.

    “O que temos notado no quadro das nossas actividades é uma má utilização quer da Insígnia Nacional, da Bandeira Nacional, assim como uma má entoação e execução do Hino Nacional. Esta Galeria retrata os Símbolos Nacionais e as suas formas de utilização nos termos legalmente estabelecidos”, sublinhou Dionísio da Fonseca.

    O Governante explicou que a cerimónia sinaliza o encerramento das celebrações do 4 de Fevereiro – Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, cujo acto central teve lugar na Província do Cuanza-Sul.

    O Ministro da Administração do Território informou que a Galeria dos Símbolos Nacionais está localizada num espaço aberto e de acesso público, de forma propositada de modo que todos interessados possam aceder para consulta sem formalismos.

    “Colocamos à disposição do público esta galeria em jeito de homenagem e honra a todos os heróis que combateram pela luta de libertação nacional, a todos aqueles que se dedicam ao desenvolvimento do nosso País, acções estas que estão espelhadas quer na Bandeira Nacional, quer no Hino Nacional, como na Insígnia Nacional. Valorizar os símbolos nacionais é honrar Angola. Um País novo que precisa de ser construído todos os dias com o empenho e participação de todos”, afirmou o Ministro Dionísio Manuel da Fonseca.

    Durante a cerimónia, realizou-se uma palestra com o tema, “Uso Correcto dos Símbolos Nacionais - Erros Comuns”, proferida por Manuel Pedro Panzo, especialista em Cerimonial, Imagem e Organização de Eventos.

    Prestigiaram a cerimónia de inauguração, o Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Silvino de Pina Zau, a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmem do Sacramento Neto, os Secretários de Estado Alice de Ceita e Almeida, para a Ciência, Tecnologia e Inovação, em representação da Ministra do pelouro, Teresa Quivienguele, para a Administração do Território, Márcio Daniel, para as Autarquias Locais, distintos Directores Nacionais do MAT, Administradora Municipal Adjunta do Talatona para a Área Financeira, Marioneth Cristóvão, e vários convidados.