• MAT APRESENTA AO PÚBLICO CORPO DE JURADOS DO PRÉMIO MELHOR MUNICÍPIO DE ANGOLA


    O Ministério da Administração do Território apresentou ao público, nesta terça-feira, 21 de Maio, na sua sede, o corpo de jurados do Prémio Melhor Município de Angola, cujos vencedores serão anunciados a 10 de Agosto do ano em curso, em Luanda.

    Na ocasião, o Ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, em declarações à imprensa, disse que o Prémio Melhor Município de Angola visa reconhecer o mérito e excelência, as boas acções que cada um dos municípios do País tem estado a desenvolver em prol da garantia da qualidade de vida das populações e da promoção do seu bem-estar.

    “Queremos premiar as boas práticas de gestão pública municipal, ou seja, projectos que têm impacto na vida dos cidadãos e que estejam a ser desenvolvidos ao nível dos 164 municípios do nosso País. Esta será a primeira edição, já recebemos várias candidaturas. O período de seleção está em curso e no dia 10 de Agosto serão anunciados os primeiros vencedores“, referiu.

    Quanto ao valor monetário a ser atribuído aos vencedores do prémio, o Governante sublinhou que o valor está por se definir, por via de um Decreto Executivo Conjunto que deverá ser assinado pelos titulares dos Ministérios da Administração do Território e das Finanças.

    O corpo de jurados do Prémio Melhor Município de Angola está composto pelo jornalista Ismael Mateus, que será o presidente do Júri, pelo Coordenador do Programa Nacional de Controlo da Malária da Direção Nacional de Saúde Pública, José Franco Martins, pela docente universitária Suzana Paula Cid de Matos, pelo antigo Ministro da Juventude e Desportos e antigo Administrador Municipal do Cazenga, Albino da Conceição, pelo docente universitário e antigo Administrador Municipal do Lobito, Amaro Ricardo, pela engenheira Ruth Mixinge, bem como pela economista Laurinda Hoygaard.

    O Prémio Melhor Município de Angola foi aprovado ao abrigo do Decreto Presidencial nº166/23 de 4 de Agosto, e visa entre outros objetivos melhorar continuamente a gestão pública dos municípios por via da promoção e valorização de iniciativas que garantam a qualidade, a eficiência e a eficácia da acção governativa local, bem como a integridade, a boa governação e a adopção das melhores práticas de administração do território.

    O Prémio será atribuído nas categorias Urbanismo, Infra- Estruturas e Ordenamento do Território, Transporte, Mobilidade e Acessibilidade, Participação do Cidadão e Qualidade do Serviço Público, Saúde e Bem-Estar, Igualdade e Inclusão, Educação e Qualificação Profissional, Boa Governação, entre outras categorias.