A Província de Icolo e Bengo está oficialmente institucionalizada, desde o início desta sexta-feira, 27 de Dezembro.
A cerimónia, presidida pelo Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, teve lugar em Catete, capital da província, marcada com o acto do hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional, seguido do descerramento da placa do Governo Provincial de Icolo e Bengo e da placa que simboliza a Institucionalização da província.
A cerimónia de institucionalização e apresentação formal do Governador Provincial, Auzílio Jacob, contou com a presença do Governador Provincial de Luanda, vice- Governadores provincial de Luanda, membros da Comissão Instaladora das novas províncias, administradores municipais e distintas individualidades.
Na ocasião, o primeiro Governador Provincial de Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, agradeceu o voto de confiança que lhe foi depositado pelo Presidente da República, para dirigir os destinos da nova Província, depois de ter assinado o termo de passagem de pastas, que recebeu do Governador Provincial de Luanda.
Na ocasião, o Ministro Dionísio da Fonseca entregou ao Governador um exemplar da Constituição da República, um exemplar do Estatuto Orgânico da Província e respectiva chave da província.
Dionísio da Fonseca disse que a nova Divisão Político-Administrativa visa proporcionar benefícios económicos e sociais para os cidadãos.
“ Com a nova DPA, o Governo espera garantir uma capacidade de resposta adequada aos desafios da prestação de serviços públicos mais próximos das populações e proporcionar uma distribuição mais justa e equilibrada do território nacional”.
O governante recomendou o Governador a contar com os quadros locais, para o desenvolvimento da Província.