A Unidade Regional de Implementação do Projecto do Njila (que corresponde as Províncias do Cunene e Huíla) foi instituída esta quarta-feira, 24 de Julho, na cidade do Lubango, Província da Huíla.
A cerimónia, que decorreu no Palácio do Governo Provincial, foi orientada pelo Director Nacional do Projecto de Fortalecimento da Governança para Melhoria dos Serviços em Angola (Njila), Santinho Figueira, testemunhada pela Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico da Huíla, Maria João Chipalavela.
Doravante, passa a dirigir a implementação dos projectos nessa circunscrição, o coordenador da Unidade Regional de Implementação do Projecto Huíla e Cunene, Hélder Emanuel Abrão.
Na ocasião, a Vice-Governadora Maria João Chipalavela, destacou a importância de se criarem sinergias e concertação para alinhar o plano de actividades do Projecto com o Plano de Desenvolvimento Local, acrescentando ser fundamental que os Administradores compreendam o funcionamento das acções e se sintam parte.
Por sua vez, o Coordenador do Projecto Njila, Santinho Figueira, assegurou que o Projecto está à inteira disposição dos Governos Provinciais, enfatizando que a actuação do projecto depende das necessidades locais.
No decurso da visita, a missão foi também recebida pelos Delegados Provincial do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, e dos Ministérios das Finanças, Natasha de Sousa e Brandão Octávio, respectivamente.
O Projecto Njila é uma iniciativa do Executivo Angolano, financiado pelo Banco Mundial e prevê, entre outros objectivos, o fortalecimento da autonomia financeira dos municípios seleccionados, reforço da capacidade financeira e de gestão de terra, melhoria do Planeamento Urbano e Ordenamento do Território, visando, de modo geral, o bem-estar sócio-económico das populações.