A gestão da Mediateca do Huambo foi transferida para à esfera do Governo do local, numa cerimónia que decorreu nesta quarta-feira, 30 de Outubro, na cidade do Huambo, sob orientação do Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, em representação do Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
O acto da passagem de pasta coube ao Director Nacional das Telecomunicações, Tecnologia de Informação, Matias Borges, ao Vice-Governador do Huambo, para o Sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco.
Na ocasião, o Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, referiu que a gestão local das mediatecas permitirá maior adaptação às necessidades específicas das populações.
A Mediateca do Huambo possui uma área total de 2100 metros quadrados, com capacidade de receber diariamente 300 visitantes.
O processo de transferência da gestão das Mediatecas, outrora, sob responsabilidade do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), é resultado do Regime Geral de Delimitação de Desconcentração de Competências, que visa assegurar uma coordenação mais eficaz entre a Administração Central e a Administração Local do Estado.