Os funcionários dos governos provinciais de Malanje, Icolo e Bengo e Luanda, das administrações municipais e membros dos Comités Técnicos de Gestão do Orçamento do Munícipe (CTGOM), participam de 10 a 14 de Março, do Workhop Regional sobre Orçamento Participativo (OP).
O evento que decorre desde segunda – feira, 10 do mês em curso, na província de Malanje, é uma iniciativa conjunta do Executivo Angolano e o Projecto de Apoio a Sociedade Civil e a Administração Local (PASCAL), da União Europeia, e visa dotar os funcionários dos governos provinciais, das administrações municipais e membros da sociedade civil de boas práticas na gestão do orçamento destinados às administrações municipais.
Durante o discurso de abertura do Workshop, o Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, enalteceu a iniciativa do Executivo e do Projecto PASCAL, em realizar o evento no formato regional, pois permite que os conhecimentos e boas práticas discutidas sejam disseminados de forma mais ampla e eficaz.
O Secretário de Estado para as Autarquias Locais considerou o Orçamento Participativo como uma verdadeira revolução para a administração pública, pois coloca nas mãos do povo o poder de decidir o que é mais importante para sua própria comunidade ou município.
“Estamos convictos de que este Workshop poderá proporcionar grandes melhorias na gestão do Orçamento Participativo, desde a selecção dos projectos até aos processos de Prestação de Contas”, disse o governante.