Os Administradores Municipais de Viana e do Lubango Demétrio Sepúlveda e Lisender André, respectivamente, manifestaram-se regozijados com os resultados alcançados, até agora, das trocas de experiências com diferentes instituições espanhola em matéria de administração local de Estado, no âmbito de visita de estudo ao Reino de Espanha.
Para Demétrio Sepúlveda, Administrador de Viana, esta troca de experiência está a produzir os efeitos esperados.
“Está a ser possível compreender a interacção entre o estado central, as províncias e as localidades autónomas. Deu para perceber também que é possível seguirmos este caminho, apesar da Espanha estar nesse processo de descentralização há mais de 40 anos, consideramos este exercício muito positivo, para um aprendizado que se quer”, afirmou o Administrador.
Por sua vez, Lisender André, Administrador do Lubango, também considerou proveitosos os primeiros dois dias de partilha de experiência.
“Está a ser uma experiência bastante positiva, não só do ponto de vista da partilha de conhecimento desta interacção que temos estado a ter, mas essencialmente por termos estado a colher experiência de Espanha,em matéria sobre os processos de Descentralização e governação partipativa”, disse Lisender André.
A acção decorre no âmbito da visita de trabalho do Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, ao Reino de Espanha, no âmbito da parceria com a União Europeia, consubstanciado no Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local em Angola (PASCAL).
Temáticas com processos de participação da cidadania e a participação das organizações da sociedade civil, como actor preferencial do diálogo institucional e como gestor dos serviços públicos ao nível regional e local constam da agenda de trabalho da delegação.